Publicada em 1874, "Ubirajara" completa uma trilogia de romances indianistas propostos por José de Alencar.
"O grande representante da alma brasileira", como disse Machado de Assis, inicia a elaboração desse universo do romance de aventura em "O Guarani" (1857), passa por "Iracema" (1865), até chegar nesta obra, que se desenrola num Brasil misterioso, aquele pré-cabralino, que pouco se comenta na historiografia da formação do país.
Esta é uma obra fundamental para se entender a construção de uma ideia de nação e de brasilidade.
Em "Ubirajara", Alencar produz sonho com base na nossa história, mexe um caldeirão de imaginários sobre índios, florestas selvagens e sobre o povo que estava antes da colonização; tudo isso regado a uma história de amor e aventura suavemente descrita por esse que é um dos maiores romancistas da nossa literatura.
- visibility 1162 visualizações
Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort.
Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas.
Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes.
Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade.
A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares.
Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes.
Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local.
Nenhum menino havia a convidado para sair.
Nem Landon havia sonhado com isso.
Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.
- visibility 914 visualizações
Em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada.
A década de 1930 está chegando ao fim, e, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, a ideia de que as moças administrem uma biblioteca itinerante desafia o status quo.
Com o compromisso de levar livros para os moradores mais pobres da região, Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca.
E à medida que enfrentam inúmeras dificuldades, como aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar o preconceito dos mais conservadores, elas fortalecem o laço que as une e descobrem mais sobre si mesmas.
Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto.
E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.
Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites.
Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.
- visibility 976 visualizações
Escrito por um dos maiores gênios da atualidade, Uma breve história do tempo tem as tintas de um verdadeiro clássico moderno.
Aqui, o físico Stephen Hawking conduz o leitor por uma jornada em busca de respostas para algumas das maiores dúvidas da humanidade:
Como o universo começou?
Ele é infinito?
E o tempo?
Sempre existiu, ou também teve um começo e terá um fim?
Existem outras dimensões além das três espaciais?
E o que vai contecer quando tudo terminar?
Das revolucionárias teorias heliocêntricas de Copérnico e Galileu até a descoberta dos elementos minúsculos que compõem o átomo, Hawking relata a evolução da ciência em sua busca constante para compreender o universo em que vivemos.
Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, o autor desvenda tanto os mistérios da física de partículas quanto a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo.
Acessível e esclarecedor, Uma breve história do tempo é um dos principais marcos da literatura de divulgação científica mundial.
Publicado originalmente em 1988 e atualizado nos anos 1990, é inigualável em sua descrição poética e lúcida de conceitos exóticos como quarks, buracos negros, antimatéria e setas do tempo.
Para o iniciado, esta é uma bela representação de conceitos complexos;
para leigos, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.
- visibility 1024 visualizações
Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele.
Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém.
Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod.
Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro,
Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: "Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos."
Comovida pelo texto apaixonado, Threresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas "Garrett".
Após uma incansável busca durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte.
Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história.
E, para sua própria surpresa, ela também.
Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.
- visibility 912 visualizações
A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu.
Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa.
Uma noite Missy saiu para correr e não voltou.
Tinha sido atropelada numa rua perto de casa.
As investigações da polícia nada revelaram.
Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro.
Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça.
É quando conhece Sarah Andrews.
Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio.
Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele.
Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados.
Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre.
Em Uma curva na estrada, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura.
Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar.
- visibility 885 visualizações
Wake up: You're a fu*king miracle of being
What's standing in the way of you living your best life?
Most people would reference things like relationships with other peoples, money, their job, or unfortunate circumstances.
None of these explanations make any difference.
Through decades of working with people as a personal development coach, Gary John Bishop has discovered that the barrier is one thing only: you.
If you're easily offended, stop reading now.
This isn't the book for you.
But if you're looking for a book that gives you the power to find everything you ever wanted residing within you like a well of potential, waiting to be expressed, you're in luck.
Unfu*k Yourself is the handbook for the resigned and defeated, a manifesto for real life change and unleashing your own greatness.
- visibility 756 visualizações