Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, em Torquay, condado de Devonshiri, Inglaterra, Agatha Christie foi uma escritora inglesa, a maior escritora policial de todos os tempos.
Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganhado popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime".
Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais. No total, escreveu 72 romances, sendo 66 deles do gênero romance policial.
Filha do americano FredericK Miller e da inglesa Clara. De família rica, Agatha estudou em casa, com professores particulares. Aos 16 anos, foi para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde se destacou como cantora e pianista. Passava a maior parte do tempo escrevendo poemas e contos.
Em 1914, casa-se com o piloto inglês Archibald Christie, de quem adota o sobrenome.
Em 1917, desafiada pela irmã Madge a criar uma trama policial, escreve seu primeiro livro, "O Misterioso Caso de Styles", em que o detetive belga, Hercule Poirot, aparece pela primeira vez.
Em 1930, já divorciada, casa-se com o arqueólogo Max Mallowan. A autora manteve seu nome como Agatha Christie porque assim estava celebrizada entre os seus leitores, mas em sua vida particular era chamada de Mrs. Mallowan.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir.
Em 1955 foi criada a Agatha Christie Ltd., que passou a cuidar dos direitos de todas as obras, peças e filmes de Agatha após essa data.
Em 1968, a Booker McConnell comprou 51% da empresa, mas pouco tempo depois aumentou seu capital sobre ela para 64%.
Em 1998, a Booker vendeu sua parte para a Chorion. O neto de Agatha Christie, Mathew Prichard, herdeiro de muitas obras da avó (incluindo A Ratoeira), ainda é associado a Agatha Christie Ltd.
- visibility 2297 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 4 pessoas querem ler suas obras
Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo, que, ainda jovem, enviuvara-se em boda anterior, e de Emília Amália Pinto de Magalhães, separada de um rico comerciante português, Antônio Joaquim Branco, assiste Aluísio, em garoto, ao desabono da sociedade maranhense a essa união dos pais contraída sem segundas núpcias, algo que se configurava grande escândalo à época.
Foi Aluísio, irmão mais novo do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo, com o qual, em parceria, viria a esboçar peças teatrais.
Ainda em pequeno revela pendores para o desenho e para a pintura, dom que mais tarde lhe auxiliaria na produção literária.
Concluindo os preparatórios em São Luís do Maranhão, transfere-se em 1876 para o Rio de Janeiro, onde prossegue estudos na Academia Imperial de Belas-Artes, obtendo, a título de subsistência imediata, ofício de colaborador caricaturista de jornais como O Fígaro, O Mequetrefe, Zig-Zag e A Semana Ilustrada.
Com o falecimento do pai em 1878 volta ao Maranhão para sustentar a família.
Ali, instigado por dificuldades financeiras, abandona momentaneamente os desenhos e dá início à atividade literária, publicando Uma Lágrima de Mulher no ano seguinte (1879).
Em 1881, em período de crescente efervescência abolicionista, publica o romance O Mulato, obra que deixa a sociedade escandalizada pelo modo cru com que desnuda a questão racial e inaugura o Naturalismo na literatura brasileira.
Nela, o autor já demonstra ser abolicionista convicto.
Diante da reação hostil da província, obtendo sucesso com a obra na Corte, onde era considerada como exemplo da escola naturalista, volta à capital imperial e aí, incessantemente, produz romances, contos, crônicas e peças de teatro.
Sua obra é tida na conta de irregular por diversos críticos, uma vez que a produção oscila entre o romantismo de tons melodramáticos, de cunho comercial para o grande público, e o naturalismo já em obras mais elaboradas, deixando a marca de precursor do movimento.
- visibility 1684 visualizações
- check 4 pessoas leram suas obras
- add 3 pessoas querem ler suas obras
Ela se tornou uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do Diário de Anne Frank (1947), que tem sido a base para várias peças de teatro e filmes ao longo dos anos.
Nascida na cidade de Frankfurt am Main, na República de Weimar, ela viveu grande parte de sua vida em Amsterdã, capital dos Países Baixos, onde perdeu sua cidadania alemã.
Sua fama póstuma deu-se graças aos documentos em que relata suas experiências enquanto vivia escondida num quarto oculto, ao longo da ocupação alemã nos Países Baixos, durante a Segunda Guerra Mundial.
Com o fim da guerra, o único sobrevivente foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou a Amsterdã e descobriu que o diário da filha havia sido salvo por Miep Gies, a mesma que o ajudou escondendo a família em um edifício.
Após muito esforço, seu pai conseguiu publicar o diário, e, desde então, é um dos livros mais traduzidos do mundo.
Foi lançado também um filme biográfico da adolescente, sob o título The Diary of Anne Frank (1959).
Aclamado pela crítica, foi vencedor de três Oscars.
O museu, Casa de Anne Frank, foi inaugurado em 3 de maio de 1960, e em 2013 e 2014 atraiu mais de 1.2 milhões de visitantes.
Anne também foi imortalizada com uma estátua de cera no Museu Madame Tussauds, além de ter sido considerada pela revista Time um ícone do último século.
- visibility 1227 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Anne Rice nasceu e foi criada em Nova Orleans, Louisiana.
Ela possui um mestrado em artes em Inglês e Escrita Criativa pela San Francisco State University, bem como um bacharelado em Ciência Política.
Anne passou a maior parte de sua vida na Califórnia, mas Nova Orleans é seu verdadeiro lar e fornece o pano de fundo para muitos de seus famosos romances.
O Bairro Francês forneceu o cenário para seu primeiro romance, Entrevista com o Vampiro.
Anne é muito ativa em sua página de fãs no Facebook e tem mais de um milhão de seguidores!
Ela responde perguntas todos os dias na página e também publica uma variedade de tópicos, incluindo literatura, filme, música, política, religião e seus próprios escritos.
Ela é autora de mais de 30 romances.
Seu primeiro romance, Entrevista com o Vampiro, foi publicado em 1976 e se tornou um dos romances mais vendidos de todos os tempos.
- visibility 2419 visualizações
- check 4 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Antoine teve uma infância tranquila apesar de ter perdido o pai aos quatro anos.
A mãe assumiu a educação dos cinco filhos e foi a mãe quem o incentivou a escrever contos e prosas.
Interessado em mecânica, estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame, em Mans, de 1909 a 1914.
Em abril de 1921, inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval.
Em 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil.
Em 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva.
Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação , onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros.
Foi por essa época, quando chefiou o posto de Cabo Juby, no sul de Marrocos e uma colônia espanhola, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias.
Ficou 18 meses no Cabo Juby, durante os quais escreveu o romance Correio do Sul e negociou com as tribos mouras a libertação de pilotos que tinham sido detidos após acidentes ou aterragens forçadas.
Após quase 25 meses na América do Norte, Saint-Exupéry retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres e lutar com os Aliados num esquadrão do Mediterrâneo.
E com 43 anos, ele era mais velho que a maioria dos homens designados para funções, e sofria de dores, devido às suas muitas fraturas.
Ele foi designado com um grupo de pilotos para pilotar aviões P-38 Lightning.
A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França.
Em 31 de julho de 1944, ele partiu de uma base aérea na Córsega e não retornou.
Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião em torno de meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon.
Um corpo não identificável usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélago Frioul ao sul de Marselha e enterrado em Carqueiranne em setembro.
O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry.
Em 3 de novembro, em homenagem, recebeu as maiores honras do exército.
Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha.
Seu corpo não foi encontrado.
Em 1998, um pescador de Marselha, Jean Claude Bianco, pescou uma pulseira prateada, com o nome de Antoine de Saint Exupéry e da mulher inscritos.
Luc Vanrell, arqueólogo submarino iniciou uma busca que duraria 10 anos e viria a revelar os destroços de duas avionetas - um Messerschmitt do príncipe alemão zu Bentheim uns Steinfurt, e o Lightning de St Exupéry.
Uma parte do aparelho encontra-se hoje no Museu do Ar e do Espaço de Bourget.
- visibility 2588 visualizações
- check 7 pessoas leram suas obras
C. S. Lewis, nasceu em Belfast, foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão britânico.
Durante sua carreira acadêmica, foi professor e membro do Magdalen College, tanto da Universidade de Oxford como da Universidade de Cambridge.
Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã.
Foi também um respeitado estudioso da literatura medieval e renascentista, tendo produzido alguns dos mais renomados trabalhos acadêmicos envolvendo esses temas no século XX.
Em vida, foi grande amigo do também professor universitário e escritor britânico J. R. R. Tolkien.
Juntos, os dois serviram como membros do corpo docente da Faculdade de Língua Inglesa da Universidade de Oxford e lideraram o grupo informal de discussão e colaboração literária The Inklings.
Apesar de ter sido criado ao longo da infância dentro das tradições da Igreja da Irlanda, se tornou um ateu convicto na altura de sua adolescência, seguindo essa linha de convicção pessoal até o início de sua idade adulta, quando, por intermédio de Tolkien, voltou a professar a fé cristã, se tornando um árduo defensor do cristianismo até o fim de sua vida e carreira.
- visibility 1823 visualizações
- bookmark 1 pessoa está lendo uma de suas obras
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
É o mais velho de três filhos.
Sua mãe Constance foi uma musicista profissional, tocando órgão na igreja.
Seu pai, Richard G. Brown, ensinava matemática para o Ensino Médio na Phillips Exeter Academy, um colégio interno particular, e escreveu o didático best-seller matemático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis, que foi muito utilizado no país.
Professores do colégio foram requisitados a viver no campus por diversos anos, então Brown e seus irmãos literalmente foram criados na escola.
Na maior parte, o ambiente social foi o cristão.
Frequentou a escola dominical, cantando no coral da igreja, e passou seus verões no acampamento da igreja.
Seu próprio estudo foi em escolas públicas em Exeter até à 9ª série, até se matricular em Phillips Exeter, assim como seus irmãos mais novos Valerie e Gregory quando chegaram suas vezes.
Após a graduação na Phillips Exeter em 1982, Brown entrou para o Amherst College, onde foi membro da Fraternidade Psi Upsilon, junto com o renomado autor Harlan Coben.
Durante seu primeiro ano em Amherst, foi à Europa para estudar História da Arte na Universidade de Sevilha, Espanha, onde começou a estudar seriamente os trabalhos de Leonardo Da Vinci, que mais tarde teriam importância crucial em um de seus romances.
Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe Newlon, que colabora nas pesquisas de seus livros, que misturam organizações secretas, cidades históricas, pinturas renascentistas, símbolos medievais, códigos ocultos e conspirações, numa narrativa cinematográfica que prende o leitor até o fim da trama.
Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos
- visibility 1815 visualizações
- check 9 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Douglas Noël Adams foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python's Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Os fãs e amigos de Adams o descreveram também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'.
O biólogo Richard Dawkins dedicou-lhe seu livro The God Delusion e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta.
Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre email e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos.
Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluíam ambiente e tecnologia.
Em 11 de março de 2013, dia em que Adams completaria 61 anos, o Google criou um Doodle especial para comemorar pelo seu aniversário.
O Doodle especial pode ser visto através do link abaixo.
www.google.com/doodles/douglas-adams-61st-birthday?hl=pt-BR
- visibility 1650 visualizações
- check 2 pessoas leram suas obras
- add 5 pessoas querem ler suas obras
E. L. James é ex-executiva de TV e mora em Londres.
Casada com um roteirista e mãe de dois filhos adolescentes, desde pequena sonhava em escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem, mas adiou esses sonhos para se concentrar na família e na carreira.
Quando finalmente arranjou coragem para escrever, pôs no papel seu primeiro romance, Cinquenta Tons de Cinza.
Na sequência, publicou os outros dois livros da série, Cinquenta Tons Mais Escuros e Cinquenta Tons de Liberdade, completando a trilogia que se tornou o maior fenômeno editorial dos últimos anos.
Inicialmente, a autora – utilizando o usuário "Snowqueens Icedragon"- escrevia fanfictions online, sendo o seu trabalho mais notável uma fanfiction sobre a saga Crepúsculo , denominada “Master of the Universe”.
A medida que o conteúdo da historia foi ficando cada vez mais erótico, Erika decidiu mudar os nomes dos personagens – inicialmente Bella e Edward – e publicar a história em um site próprio.
Daí surgia Cinquenta Tons de Cinza.
Segundo a autora, a trilogia foi o resultado de sua crise de meia idade.
“Todas minhas fantasias estão ali”, confessa Erika.
- visibility 2059 visualizações
- check 13 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Eoin Colfer nasceu em Wexford na Costa sudeste da Irlanda em 1965, onde ele e seus quatro irmãos foram criados pelo pai (professor de escola primária, historiador e artista notório) e pela mãe (professora de teatro).
Na escola primária, ele desenvolveu interesse em escrever com emocionantes histórias Vikings inspiradas na história, disciplina que ele estava aprendendo na época.
Depois de deixar a escola, se formou na Universidade de Dublin e se qualificou como professor de escola primária, voltando a Wexford para trabalhar.
Após se casarem em 1991, Eoin e sua esposa passaram cerca de 4 anos, entre 1992 e 1996, trabalhando na Arábia Saudita, Tunísia e Itália.
Seu primeiro livro, “Benny and Omar”, foi publicado em 1998, baseado em suas experiências na Tunisia; desde então, essa obra vem sendo traduzida para diversos idiomas.
Uma continuação foi lançada em 1999, seguida por alguns outros livros.
Então, em 2001, o primeiro livro de “Artemis Fowl” foi publicado e ele pôde largar sua vida de professor e se concentrar totalmente em escrever seus livros.
Ele diz, “Eu vou continuar escrevendo até as pessoa pararem de ler ou eu ficar sem ideias. Espero que nenhum desses cenários aconteça tão cedo."
Eoin Colfer vive na Irlanda com sua esposa e dois filhos.
- visibility 1541 visualizações
Joanne Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra.
Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter.
Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres.
Sete anos depois, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada na Inglaterra pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenômeno editorial de todos os tempos.
J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year.
Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.
- visibility 4284 visualizações
- check 43 pessoas leram suas obras
- add 9 pessoas querem ler suas obras
- close 4 pessoas desistiram de suas obras
Jeff Kinney mora com sua esposa e dois filhos em Plainville, uma cidade no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Jeff Kinney também foi designer de jogos online e criou filmes de alguns livros da famosa série Diário de um Banana.
Em sua infância passou a vida em Washington e New England.
Em O Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta-nos um herói improvável.
Acompanhado por cartoons simples, mas não simplistas, este livro apela a jovens de todas as idades.
Frequentou a Universidade de Maryland em College Park, no início de 1990.
Foi na faculdade que Kinney criou a popular comic strip Igdoof que decorreu no jornal do campus, o Diamondback.
Enquanto estava lá, queria ser cartunista.
Foi bem sucedido na obtenção de seus quadrinhos sindicados após a faculdade e, em 1998, ele começou a escrever suas idéias, que acabaria por se tornar Diário de um Banana.
Diário de um Banana foi lançado em abril de 2007.
- visibility 18285 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 1 pessoa quer ler uma de suas obras
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí.
Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro e, no mesmo ano, estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, A Moreninha, que lhe deu fama e fortuna imediata.
Além de médico, Macedo foi jornalista, professor de Geografia e História do Brasil no Colégio Pedro II, e sócio fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1845.
Em 1849 fundou, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto-Alegre, a revista Guanabara, que publicou grande parte do seu poema- romance A nebulosa — considerado por críticos como um dos melhores do Romantismo.
Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública da Corte (1866).
Joaquim Manuel de Macedo abandonou a medicina e criou uma forte ligação com Dom Pedro II e com a Família Imperial Brasileira, chegando a ser preceptor e professor dos filhos da Princesa Isabel.
Era amigo íntimo e confidente de uma celebridade da Corte, Manuel José de Araújo Porto- Alegre, Cônsul do Brasil na Alemanha, de quem recebeu uma longa e histórica correspondência pela qual o remetente se declara um espírita convicto e apaixonado pelo credo que na metade do século XIX fora codificado por Allan Kardec, na França.
Macedo também atuou decisivamente na política, tendo militado no Partido Liberal, servindo-o com lealdade e firmeza de princípios, como o provam seus discursos parlamentares, conforme relatos da época.
Durante a sua militância política foi deputado provincial (1850, 1853, 1854-1859) e deputado geral (1864-1868 e 1873-1881).
Nos últimos anos de vida padeceu de problemas mentais, morrendo pouco antes de completar 62 anos.
- visibility 1804 visualizações
- check 4 pessoas leram suas obras
- add 7 pessoas querem ler suas obras
John Boyne é um escritor irlandês, famoso pelo best-seller O Menino do Pijama Listrado.
Estudou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prêmio Curtis Brown.
Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois.
Trabalhou numa livraria dos 25 aos 32 anos.
Boyne lançou recentemente o seu sétimo romance - The House of Special Purpose, ou O Palácio de Inverno na edição brasileira -, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão.
- visibility 5166 visualizações
- check 2 pessoas leram suas obras
- add 3 pessoas querem ler suas obras
John Green, autor premiado e best-seller do The New York Times, é formado em língua inglesa e estudos religiosos pelo Kenyon College, em Ohio.
Nasceu em 1977 em Indiana, onde vive com a mulher e os filhos, e ao longo dos anos morou em Nova York, Illinois, Michigan, Flórida e Alabama.
Depois de se formar na faculdade, Green passou cinco meses trabalhando como capelão estagiário em um hospital pediátrico enquanto estava matriculado na University of Chicago Divinity School (embora ele nunca tenha comparecido às aulas).
Ele tinha planos de se tornar um pastor da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, mas a experiência de trabalhar em um hospital com crianças sofrendo de doenças com risco de vida o inspiraram a ser um autor, e a escrever alguns anos depois A Culpa É Das Estrelas.
Atuou como redator na National Public Radio em Chicaco, foi editor assistente e de produção da revista de resenhas literárias Booklist e assinou críticas de livros para o The New York Times.
Personalidade ativa na internet, além do próprio blog, do Twitter e do canal do YouTube Vlogbrothers, John coapresenta os vídeos do projeto "Crash Courses": canal on-line com aulas gratuitas de história e biologia.
Ele autografou todos os 150 mil exemplares da primeira tiragem de A culpa é das estrelas nos Estados Unidos.
John é um ávido fã do Liverpool F.C. da Premier League e já falou abertamente sua paixão pelo futebol inglês.
Desde 2015, John patrocina, através do seu canal HankGames, o time de futebol da League One, o AFC Wimbledon, que ele admira muito.
John também afirmou apoiar o time local de sua cidade, o Indy Eleven, e foi a alguns jogos.
- visibility 2235 visualizações
- check 4 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
- close 2 pessoas desistiram de suas obras
John Grogan nasceu em Detroit.
Filho de Ruth Marie Howard Grogan e Richard Frank Grogan, John cresceu amando os animais.
Na infância teve um cachorro chamado Shaun.
Logo após se casar com Jenny, eles compraram em uma fazenda de criação de cachorros um labrador americano do qual deram o nome de Marley.
Durante 13 anos, Marley viveu com eles, compartilhando alegrias e sofrimentos, sempre leal aos seus donos.
Quando Marley morreu, John decidiu escrever uma coluna no jornal onde trabalhava em homenagem a ele.
Da média de 20 cartas que recebia por cada coluna publicada, recebeu mais de 800 quando falou de Marley. Então decidiu escrever Marley & Eu.
- visibility 4478 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres.
Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora.
É autora de mais de dez livros, entre eles A última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás e Um mais um, publicados pela Intrínseca.
Como eu era antes de você, seu romance de maior sucesso, vendeu mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema com Sam Claflin (Jogos vorazes) e Emilia Clarke (Game of Thrones).
Uma das poucas escritoras no mundo a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times, Jojo mora em Essex com o marido e os três filhos.
- visibility 2823 visualizações
- check 7 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Filho de lavradores portugueses.
Nas férias escolares, chegou a trabalhar como ajudante de farmacêutico, cobrador e trabalhador em uma refinaria de açúcar.
Iniciou suas atividades de jornalista como revisor no jornal O Liberal, durante a Revolução de 1930.
Foi posteriormente redator, tendo colaborado em vários jornais, entre eles O Dia, Gazeta do Povo e Monitor Campista, todos estabelecidos em Campos.
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1937, mas abandonou a profissão no primeiro caso.
Seu primeiro romance foi Olha para o céu, Frederico!, publicado em 1939 pela Editora Vecchi.
Mudando-se para a cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, passou a trabalhar no jornal A Noite.
Foi redator no Departamento Nacional do Café, onde ficou até 1942, quando a convite de Amaral Peixoto (interventor no Estado do Rio) foi dirigir o jornal O Estado e passou a residir em Niterói.
A partir de 1957 foi trabalhar em O Cruzeiro, por cuja editora publicou em 1964 seu segundo romance, O coronel e o lobisomem, verdadeiro best seller com mais de cinquenta e cinco edições até hoje.
Em 1970 assumiu como diretor da Rádio Roquette-Pinto, tendo passado em 1974 a diretor do Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC.
Entre 1976 a 1981 foi presidente da Funarte.
Também escreveu obras infanto-juvenis, sendo a mais famosa delas Gil no Cosmos.
Continuou colaborando em diversos jornais até poucos dias antes de sua morte, quatro dias antes de completar 75 anos.
Quando morreu trabalhava em seu terceiro romance, O Rei Baltazar, que deixou inconcluso
- visibility 1369 visualizações
- check 3 pessoas leram suas obras
- add 1 pessoa quer ler uma de suas obras
Formou-se em direito, em 1850, e, em 1854 estreou como folhetinista no Correio Mercantil.
Em 1856, publicou o primeiro romance, Cinco Minutos, seguido de A Viuvinha em 1857.
Mas é com O Guarani em 1857 que alcançou notoriedade. Estes romances foram publicados todos em jornais e só depois em livros.
José de Alencar foi mais longe nos romances que completam a trilogia indigenista: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).
O primeiro fala sobre o amor do índio Peri com a mulher branca Ceci.
O segundo, epopeia sobre a origem do Ceará, tem como personagem principal a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" e "cabelos tão escuros como a asa da graúna".
O terceiro tem por personagem Ubirajara, valente guerreiro indígena que durante a história cresce em direção à maturidade.
Em 1859, tornou-se chefe da Secretaria do Ministério da Justiça, sendo depois consultor do mesmo.
Em 1860, ingressou na política, como deputado estadual no Ceará, sempre militando pelo Partido Conservador (Brasil Império).
Em 1868, tornou-se ministro da Justiça, ocupando o cargo até janeiro de 1870.
Em 1869, candidatou-se ao senado do Império, tendo o Imperador D. Pedro II do Brasil não o escolhido por ser muito jovem ainda.
Viajou para a Europa em 1877, para tentar um tratamento médico, porém não teve sucesso.
Faleceu no Rio de Janeiro no mesmo ano, vitimado pela tuberculose.
Machado de Assis, que esteve no velório de Alencar, impressionou-se com a pobreza que a família Alencar vivia.
Seu corpo foi primeiramente sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, depois foi exumado para o Cemitério de São João Batista, também no Rio de Janeiro.
Sua esposa Georgiana faleceu treze anos depois e foi sepultada ao lado do marido em 1913.
- visibility 1771 visualizações
- check 6 pessoas leram suas obras
- add 3 pessoas querem ler suas obras
Khaled Hosseini é um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense.
É o autor do romance best-seller, O Caçador de Pipas.
Hosseini nasceu em Cabul, no Afeganistão.
Seu pai trabalhava como diplomata, e quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a França, quatro anos mais tarde, pediu asilo nos Estados Unidos.
Ele frequentou a escola na América com pouco conhecimento da língua inglesa, no momento e mais tarde tornou-se um cidadão.
Hosseini não retornou ao Afeganistão até 2003 com 38 anos de idade, onde "me senti como um turista em [meu] próprio país."
Em entrevistas sobre a experiência, ele admitiu que às vezes sentiu culpa por ter sobrevivido por ter sido capaz de deixar o país antes da invasão soviética e das guerras subsequentes.
Todos os três de seus romances se tornaram best-sellers, com O Caçador de Pipas que passou 101 semanas na lista de bestsellers (número um para quatro dessas semanas), como livro de bolso.
Em 2007, O Caçador de Pipas foi seguido por A Cidade Do Sol, que passou 21 semanas na lista do New York Times Best Seller de ficção e 49 semanas na lista do New York Times Best Seller de livros de capa dura (número um para 15 dessas semanas).
Os dois romances já venderam mais de 38 milhões de cópias internacionalmente.
- visibility 1623 visualizações
- check 3 pessoas leram suas obras
- add 1 pessoa quer ler uma de suas obras
Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.
Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.
Afro-descendente, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, e foi grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
- visibility 1202 visualizações
- check 4 pessoas leram suas obras
- add 3 pessoas querem ler suas obras
Mark Manson é um autor Norte-Americano de auto-ajuda, blogueiro e empreendedor. Ele é o autor do site MarkManson.net e dois livros: “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se: Uma Estrategia Inusitada para uma Vida Melhor” e “Models: Attract Women through Honesty”. Ele também é o CEO e fundador da empresa “Infinity Squared Media LLC”
Mark nasceu em Austin, Texas, nos Estados Unidos da América. Ele se mudou para Boston, Massachusetts, para estudar e se graduar na universidade de Boston com diploma em finanças em 2007.
Ele começou seu primeiro blog em 2009 como um canal de marketing para o seu negócio de aconcelhamento para encontros. Logo após ele se tornou um blogueiro em tempo integral, como um nômade digital.
Seu primeiro livro, “Models: Attract Women through Honesty” foi auto-publicado em 2011 e em 2014 já tinha vendido 15 mil cópias. O livro ensina homens a atrair mulheres através de uma comunicação honesta e a criar um estilo de vida alinhado com esses valores, em contraste de muitas ideias populares da comunidade de artistas de entretenimento que foram rotuladas como enganosas e desonestas.
Seu segundo livro, “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se: Uma Estrategia Inusitada para uma Vida Melhor”, foi publicado pelo selo “HarperOne”, uma divisão da “HarperCollins Publishers” e foi lançado em 13 de setembro de 2016.
O livro é uma reação à industria de auto-ajuda e o que Mark viu como uma cultura de positividade estúpida, que não é aplicável ou útil para a maioria das pessoas. Manson usa muitas de suas experiências pessoais para ilustrar como as lutas da vida muitas vezes dão mais significado à ela, o que ele argumenta ser uma abordagem melhor do que tentar constantemente ser feliz.
- visibility 4920 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
Sua mãe, Lisa, é Alemã, e seu pai, Helmut, é Austríaco.
Eles mudaram-se para a Austrália no final de 1950.
Markus é o mais novo de 4 irmãos, duas meninas e um menino.
Zusak é o autor de cinco livros. O Azarão, seu primeiro livro, levou sete anos para ser publicado.
O mensageiro, publicado em 2002, venceu o prêmio de livro do ano no CBC (prêmio australiano de livros).
Em 2005, A menina que Roubava Livros foi lançado e, atualmente, já foi traduzido em mais de 40 idiomas.
A menina que Roubava Livros se manteve em primeiro lugar de vendas no site da Amazon.com, na lista dos mais vendidos do The New York Times, e também em países como o Brasil, Irlanda e Taiwan.
Ficou entre os 5 mais vendidos no Reino Unido (UK), Israel, Espanha e Coreia do Sul.
Outros países ainda esperam por seu lançamento.
Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje.
Com a publicação de A Menina que Roubava Livros, ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos.
Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens: O Azarão, Bom de Briga, A Garota que Eu Quero, e Eu Sou o Mensageiro, recetor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem.
Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.
- visibility 3970 visualizações
- add 1 pessoa quer ler uma de suas obras
Nicholas Sparks desde pequeno frequenta a Igreja Católica e tem ascendência alemã, tcheco, americana e irlandesa.
Quando Sparks tinha oito anos, o seu pai decidiu dar prosseguimento aos seus estudos na Universidade de Minnesota e Universidade do Sul da Califórnia, o que fez com que a família se mudasse para diferentes locais, entre eles Watertown, Minnesota, Inglewood, Califórnia, Playa del Rey, Los Angeles e Grand Island, Nebraska.
Em 1974, o seu pai conseguiu o emprego como professor de negócios na Universidade Estadual de Califórnia, Sacramento, onde ensinava teoria e gestão comportamental.
Dessa forma, sua família se estabilizou em Fair Oaks, Califórnia, onde Nicholas viveu sua juventude.
Após se formar em 1984 e ser o orador oficial da Bella Vista High School, inscreveu-se na Universidade de Notre Dame, onde ganhou uma bolsa de estudos.
Em seu primeiro ano, sua equipe tinha um recorde de revezamento de 4 x 800.
Nicholas se formou em finanças corporativas e se graduou com honras em 1988.
Naquele mesmo ano, ele também conheceu sua futura esposa, Cathy Cote de Nova Hampshire, enquanto estava em férias por causa da semana de primavera.
Eles se casaram em 22 de julho de 1989 e se mudaram para New Bern, Carolina do Norte. O escritor anunciou a 7 de janeiro de 2015 que se separou da mulher, Cathy Sparks, após uma união de 25 anos.
Em 1985, quando ainda frequentava a faculdade, Sparks escreveu seu primeiro romance, The Passing, enquanto estava na casa de verão entre os calouros até o seu segundo ano na Universidade de Notre Dame.
Ele também escreveu outro romance em 1983, também nunca publicado, The Royal Murders.
Após se formar, Sparks buscou ofertas de trabalho com editoras ou vagas para estudar direito, mas foi rejeitado em ambas as tentativas.
Então, nos três anos seguintes, tentou outras carreiras, incluindo avaliação imobiliária, garçom, vendedor de produtos odontológicos por telefone e até mesmo tentou começar uma manufatura.
Em 1990, ele co-escreveu Wokini: A Lakota Journey to Happiness e Self-Understanding com Billy Mills.
O livro foi publicado pela Feather Publishing, Random House e Hay House, e vendeu aproximadamente 50,000 cópias no primeiro ano após o lançamento.
Em 1992, Sparks começou a vender produtos farmacêuticos e, no ano seguinte, foi transferido para Washington, DC.
Foi nessa época que ele escreveu outro romance em seu tempo livre, The Notebook.
Dois anos depois, ele foi descoberto pela agente literária Theresa Park, que leu o manuscrito de The Notebook na sua agência e se ofereceu para ser sua representante.
Em outubro de 1995, Park garantiu um adiantamento de $1 milhão para The Notebook vindo da Time Warner Book Group.
O romance foi publicado em outubro de 1996 e entrou na lista de best-sellers no New York Times em sua primeira semana de lançamento.
Com o sucesso do seu primeiro romance, ele se mudou para New Bern, Carolina do Norte.
Desde então, escreveu diversos best-sellers, dos quais onze foram adaptados em filmes: Uma Carta de Amor, Um Amor para Recordar, Diário de Uma Paixão, Noites de Tormenta, Querido John, A Última Música, Um Homem de Sorte, Um Homem de Sorte, O Melhor de Mim, Uma Longa Jornada e A Escolha.
- visibility 2784 visualizações
- check 2 pessoas leram suas obras
- add 5 pessoas querem ler suas obras
Patrick Rothfuss nasceu em Madison, Wisconsin, e cresceu como um ávido leitor, parcialmente devido ao tempo rigoroso e à falta de televisão a cabo.
Ele entrou para a Universidade do Wisconsin–Stevens Point em 1991.
Na universidade, originalmente planejava estudar para ser um engenheiro químico, mas mudou de ideia, buscando seguir carreira em psicologia clínica, até finalmente estabelecer-se, após três anos, como "não-declarado", passando a estudar qualquer assunto que lhe interessasse.
Neste período, Patrick começou a trabalhar num longo romance de fantasia intitulado The Song of Flame and Thunder.
Ele também escrevia uma coluna, "Your College Survival Guide" ("O Seu Guia de Sobrevivência na Faculdade"), para o jornal do campus da universidade.
Após graduar-se como bacharel em Inglês em 1999 e receber o título de mestre pela Universidade Estadual de Washington, ele voltou para lecionar em Stevens Point.
Depois de completar o livro que estava escrevendo, Patrick o enviou para diversas editoras, mas foi rejeitado.
Em 2002, ganhou o concurso Writers of the Future com The Road to Levinshir (A Estrada para Levinshir), um excerto de seu romance.
Em seguida, Rothfuss vendeu o livro para a editora DAW Books.
O romance foi dividido em três partes, sendo a série intitulada A Crônica do Matador do Rei.
O primeiro livro, O Nome do Vento, foi publicado em abril de 2007, ganhando o prêmio Quill Award de melhor fantasia/ficção científica, e foi listado entre os mais vendidos do New York Times.
O segundo livro da série, O Temor do Sábio, foi lançado em 1º de março de 2011, alcançando o primeiro lugar da lista de mais vendidos do New York Times.
- visibility 1706 visualizações
- add 4 pessoas querem ler suas obras
Paulo Coelho de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro, foi um adolescente problemático, chegando a ser internado várias vezes entre os anos de 1965 e 1967. Ingressou na faculdade, mas abandonou para viver como hippie, época em que fez várias viagens pelo mundo.
Nos anos 70 conheceu o músico Raul Seixas com quem fez uma parceria que rendeu diversas músicas de sucesso do cantor, entre elas, “Gita”, “Eu Nasci há Dez Mil Anos Atrás”, e “Al Capone”.
Antes de se dedicar à literatura, Paulo Coelho foi ator, diretor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo. Em 1986, decidiu viajar pela Europa e fez a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, experiência que o despertou para a literatura. No ano seguinte escreveu “O Diário de um Mago”, onde relata os seus três meses de peregrinação, e a partir de então, começou sua carreira bem sucedida como escritor.
Em 1988, Paulo Coelho publicou “O Alquimista” que se tornou best seller no Brasil e se destacou como um dos livros mais vendidos no mundo.
Paulo Coelho entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2002, causando certa polêmica entre alguns literatos e críticos, pois, ficaram fora da Instituição autores consagrados como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.
Junto com sua esposa, a artista plástica Christina Oiticica, fundou o Instituto Paulo Coelho, instituição sem fins lucrativos, financiada através dos direitos autorais do escritor, dedicada a ajudar jovens e pessoas da terceira idade.
Paulo Coelho já foi considerado o autor brasileiro mais vendido na França. Seus livros são traduzidos em diversas línguas, recebeu diversos prêmios e condecorações.
- visibility 3478 visualizações
- check 6 pessoas leram suas obras
- add 4 pessoas querem ler suas obras
RJ Palacio mora em Brooklyn, NY com o marido, dois filhos e dois cachorros (Bear e Beau).
Seu romance de estreia, Extraordinário, está na lista de best-sellers do New York Times desde março de 2012 e já vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.
A mensagem de gentileza do livro inspirou o movimento Choose Kind e foi adotada por leitores, jovens e idosos, em todo o mundo.
Uma primeira geração americana (seus pais eram imigrantes colombianos), Palacio nasceu em 13 de julho de 1963 em Nova York. Seu nome de nascimento é Raquel Jaramillo (Palacio era o nome de solteira de sua mãe).
Palacio frequentou a High School of Art & Design em Manhattan e, em seguida, formou-se em ilustração na Parsons School of Design.
Ela passou seu penúltimo ano na The American University em Paris, onde viajou bastante antes de retornar a NYC com o objetivo de fazer carreira na área de ilustração.
Seus primeiros trabalhos apareceram no The Village Voice e no New York Times Book Review, que acabou sendo seguido por sua célebre carreira como diretora de arte de várias grandes editoras de livros.
Ela projetou milhares de capas de livros para inúmeros escritores em todos os gêneros de ficção e não-ficção, incluindo Paul Auster, Thomas Pynchon, Salman Rushdie, Louise Ehrdrich, Sue Grafton e John Fowles, entre muitos outros.
Além de projetar capas de livros, Palacio ilustrou vários de seus próprios livros infantis que foram publicados sob seu nome de nascimento.
Palacio também inventou um brinquedo para bebês chamado The Bobo Glove, um brinquedo de atividade portátil, vestível e lavável para bebês.
- visibility 24668 visualizações
- check 5 pessoas leram suas obras
Ransom tem um gosto por contar histórias. Às vezes as conta com palavras, às vezes com imagens, geralmente com ambos. Cresceu em uma fazenda na costa leste de Maryland e também em uma pequena casa perto da praia em Englewood, Flórida. Começou a escrever histórias quando era jovem, em uma velha máquina de escrever que emperrava e escrevia à mão em almofadas frias. Quando ficou um pouco mais velho, ganhou uma câmera de Natal e ficou obcecado por fotografia, e quando ficou um pouco mais velho ainda, seus amigos e ele adquiriram uma câmera de vídeo meio quebrada e começara, a fazer seus próprios filmes, estrelando eles mesmos, usando seus quartos e quintais como cenários. Adora escrever histórias, tirar fotos e fazer filmes desde então, e se esforçou para fazer todas as três coisas, de uma forma ou de outra. Hoje em dia, mora em Los Angeles com sua esposa, a parceira romancista Tahereh Mafi.
- visibility 1179 visualizações
- check 1 pessoa leu uma de suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
- visibility 1804 visualizações
Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association.
As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times.
Ex-professor do ensino médio, durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco, e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem.
O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos, Haley e Patrick Riordan.
- visibility 4307 visualizações
- check 5 pessoas leram suas obras
- close 1 pessoa desistiu de uma de suas obras
- chevron_left
- 1
- 2
- chevron_right