É o mais velho de três filhos.
Sua mãe Constance foi uma musicista profissional, tocando órgão na igreja.
Seu pai, Richard G. Brown, ensinava matemática para o Ensino Médio na Phillips Exeter Academy, um colégio interno particular, e escreveu o didático best-seller matemático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis, que foi muito utilizado no país.
Professores do colégio foram requisitados a viver no campus por diversos anos, então Brown e seus irmãos literalmente foram criados na escola.
Na maior parte, o ambiente social foi o cristão.
Frequentou a escola dominical, cantando no coral da igreja, e passou seus verões no acampamento da igreja.
Seu próprio estudo foi em escolas públicas em Exeter até à 9ª série, até se matricular em Phillips Exeter, assim como seus irmãos mais novos Valerie e Gregory quando chegaram suas vezes.
Após a graduação na Phillips Exeter em 1982, Brown entrou para o Amherst College, onde foi membro da Fraternidade Psi Upsilon, junto com o renomado autor Harlan Coben.
Durante seu primeiro ano em Amherst, foi à Europa para estudar História da Arte na Universidade de Sevilha, Espanha, onde começou a estudar seriamente os trabalhos de Leonardo Da Vinci, que mais tarde teriam importância crucial em um de seus romances.
Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe Newlon, que colabora nas pesquisas de seus livros, que misturam organizações secretas, cidades históricas, pinturas renascentistas, símbolos medievais, códigos ocultos e conspirações, numa narrativa cinematográfica que prende o leitor até o fim da trama.
Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos
- Nome completo: Daniel Gerhard Brown
- Pseudônimo: Dan Brown
- Nascimento: 22/06/1964
- Local do nascimento: Estados Unidos
- Formação: Literatura e História da Arte
- Profissões exercidas: Escritor
- Cônjuge: Blythe Newlon (1997)
- Site oficial: danbrown.com
- visibility 1815 visualizações
- check 9 pessoas leram suas obras
- add 2 pessoas querem ler suas obras
- 2013: Goodreads Choice Awards de Melhor Mistério e Thriller, por Inferno.
- 2004: Indies Choice Book Award for Adult Fiction, por O Código Da Vinci.