Um bebê é deixado à porta da família Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência.
Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor dos presentes de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado.
Conduzido por Rúbeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia.
Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas e a “pilotar” uma vassoura.
Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e uns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama. Afinal, Harry Potter, mesmo sem saber, derrotou o mais terrível dos feiticeiros.
Agora, para prosseguir vitorioso, precisa aprender a dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, a perseverança e o amor.
- Título original: Harry Potter and the Philosopher's Stone
- País de lançamento: Reino Unido
- Data de lançamento: 26/07/1997
- Idioma original: inglês
- Classificação: Geral
- Este livro foi adaptado para outras mídias. Saiba mais
- Data de lançamento: 31/05/2016
- Editora: Rocco
- Idioma: português
- Tradutor: Lia Wyler
- Páginas: 256
- ISBN 13: 9788532530271
- Formato: Impresso
- Seguido por: Harry Potter e a Câmara Secreta
- visibility 1066 visualizações
- O manuscrito do livro foi recusado por 12 editoras antes de ser aceito pela Bloomsbury, uma editora de Londres.
- Das 500 cópias impressas de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 1997, 300 foram doadas a bibliotecas. Atualmente, cada uma delas vale uma pequena fortuna, uma delas chegou a ser vendida por US$ 40 mil.
- Uma equipe de cientistas britânicos e americanos testou com sucesso um manto de invisibilidade em laboratório. O projeto foi desenvolvido em maio pelo físico John Pendry, do Imperial College de Londres.
- A primeira edição do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi leiloada por um valor alto de R$ 286 mil, recorde no leilão de Bonhams, em Londres, na Inglaterra.