Cansados da exploração a que são submetidos pelos humanos, os animais da Granja do Solar rebelam-se contra seus donos e tomam posse da fazenda, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob p slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim".
Mas não demora muito para que alguns bichos - em particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros".
A história da insurreição libertária dos animais é reescrita de modo a justificar a nova tirania, e os dissidentes desaparecem ou são silenciados à força.
Instrumentalizada na época da Guerra Fria como arma anticomunista, A revolução dos bichos transcende os marcos históricos da ditadura stalinista que a inspirou e resplandece hoje, passados mais de sessenta anos de seu surgimento como uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu.
- Título original: Animal Farm
- País de lançamento: Reino Unido
- Data de lançamento: 17/08/1945
- Idioma original: inglês
- Classificação: Geral
- Data de lançamento: 2007
- Editora: Companhia das Letras
- Idioma: português
- Tradutor: Heitor Aquino Ferreira
- Páginas: 152
- ISBN 13: 9788535909555
- Formato: Impresso
- visibility 1139 visualizações
- check 2 pessoas leram
- add 1 pessoa quer ler