O núcleo deste livro consiste em uma análise sistemática da transformação histórica - da monarquia à democracia - pela qual o Ocidente passou.
Revisionista por natureza, este livro chega á conclusão de que a monarquia é uma mal menor do que a democracia, mas aponta a existência de problemas em ambos.
A sua metodologia é axiomático-dedutiva, permitindo-se, assim, a derivação de teoremas econômicos e sociológicos a serem aplicados na interpretação dos eventos históricos.
Hoppe desconstrói a crença liberal-clássica na possibilidade do governo limitado e conclama por um alinhamento entre o conservadorismo e o liberalismo, pois os vê como aliados naturais almejando objetivos comuns.
Ele defende que a provisão de serviços de defesa seja assumida por companhias de seguro atuando em um mercado livre, e descreve o florescimento da lei privada entre as seguradoras concorrentes.
Ao enfatizar as deficiências da monarquia e da democracia, o autor demonstra o quanto esses sistemas são inferiores a uma ordem natural baseada na propriedade privada.
Democracia - o Deus que falhou será de grande valia para acadêmicos e estudantes de história, economia política e filosofia política.